Make your own free website on Tripod.com

Album de fotos da Pousada do Arpoador - Peruibe -SP

Trilhas/Caminhadas
Home
Atrações
Fotos de 12 de Outubro 2006
Feriado 02 de Novembro - 2006
Fotos da cidade de Peruíbe - SP
Conheça Peruíbe
Praias
Juréia
Cachoeiras
Trilhas/Caminhadas
Passeios
Contact Me

Trilhas de Peruíbe
 - Trilhas de Peruíbe

Parque Peruíbe - Manacá dos Itatins:
Tem aproximadamente 02 km de extensão, uma altura média de 60 metros, através da mata no morro dos Itatins, com tempo médio de caminhada de aproximadamente 40 minutos. É rodeada por residências de alto padrão, podendo-se chegar ao início da trilha pelo acesso Costão - Manacá dos Itatins.

Jardim Europa - Cachoeira do Vilão:
Com aproximadamente 300 metros de extensão, acesso fácil, até mesmo de veículo, chega-se a uma cachoeira pequena, onde antigamente era captada.a água para consumo do município.

Praia do Índio - Estrada do Guaráu - Costões:
Para se ter acesso à Praia do Índio (assim chamada por que nesta praia morava um índio solitário, em uma fenda na rocha), existem duas maneiras. A mais difícil é pelas rochas beirando a encosta, com um tempo aproximado de 50 minutos. A outra opção é descendo a trilha que inicia-se na estrada do Guaráu, de grande beleza e singularidade. Esta praia tem cerca de 25 metros, apresentando águas calmas e claras, sendo um ótimo local para pescar .

Estrada do Guaraú - Pesqueiro:
Tem início na altura do km 1,5 da estrada asfaltada que liga o Centro ao Guaraú sendo bem conhecida, pois leva à minúscula praia do Pesqueiro. Com extensão de 300 metros pode ser percorrida em apenas 15 minutos, nos quais é possível observar as riquezas naturais de mata atlântica, com árvores centenárias.

Estrada do Telégrafo - Maria Helena Novaes - Taniguá:
Estrada localizada bem no extremo norte do município, com vegetação predominante de restinga e alguns pontos de várzea, sendo uma área particular de mineração, não são claros os limites quanto às restrições de visitação. Existem, no local, diversas espécies de animais e aves, algumas lagoas artificiais, restos de urnas funerárias indígenas, pedaços da estrada de ferro abandonada.

Estrada do Telégrafo - Ponte de Pau:
Esta trilha tem início no final da Av. do Telégrafo, no bairro do Guaraú, sendo remanescente do acesso antigo à Paranaguá, que os moradores usavam para irem de Una à Peruíbe e vice versa. Com extensão de aproximadamente 1.500 metros, leva-se cerca de 45 minutos de caminhada, num trajeto totalmente em área plana, dispondo de trechos que margeiam o Rio Guaraú com belos panoramas, pois seguem entre as vegetações de restinga e mangue indo terminar num local denominado "Ponte de Pau". Ao longo do percurso pode-se, com sorte, apreciar algumas espécies de pássaros silvestres. Seu estado de conservação é ótimo.

Pico do Morro Itatins:
Com início na estrada do Guaraú, pode-se tomar esta trilha, de cerca de 2,5 km, para atingir o ponto mais alto da Serra do Itatins, com aproximadamente 500 metros de altitude, de onde tem-se uma vista panorâmica de Peruíbe, de Itanhaém, de muitas ilhas da região, da Prainha, do Guaraú, da praia do Una e da Estação Ecológica Juréia - Itatins. A vista panorâmica que se tem deste pico é de 360 graus e, neste ponto, há uma nascente de água limpíssima e gelada. Existe no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal um projeto para utilização turística monitorada.

Caminho do Imperador:
É um remanescente do acesso usado pelos mensageiros de El Rei, que transportavam as missivas oficiais do Rio de Janeiro até o sul do país. Trata-se de uma trilha que desde o bairro do Guaraú avança por serras, praias, passando por riachos e cachoeiras, praia do Guarauzinho, da Baleia, do Arpoador, Parnapõa, Deserta (Desertinha), Caramborê, Barra do Una, praia do Una, do rio Verde e da Juréia. São mais de 50 km de atrativos naturais, localizados no interior da Estação Ecológica Juréia Itatins.

Trilha do Telégrafo:
Inicia-se esta trilha no Guaraú, seguindo por trechos conhecidos como a ponte de pau, a ponte de ferro, o Barro Branco, a Tocaia, o rio do Engenho, a ilha do Ameixal, a praia do Una e o rio Verde, subindo, em seguida pelo Maciço da Juréia. A diferença entre esta e o caminho do Imperador, é que a primeira avança em alguns trechos no interior de matas e serras.

Enter supporting content here